Vinho e o seu desejo sexual




Por Marcos Marcon

https://www.vemdauva.com.br/


Pra escrever esse texto eu coloquei uma playlist aqui chamada “Pra Ouvir a Meia Luz”, portanto, se o texto sair um pouco quente, a culpa é da playlist, ok? Mentira, é o assunto mesmo.


É um fato extremamente conhecido que o vinho é usado há centenas de anos como um lubrificante social, fazendo as conversas serem mais interessantes e as festas e jantares fluírem melhor.


Obvio que as inibições vão ao chão com uma ou duas taças de vinho, mas tem mais que isso em uma taça inocente.

Pesquisadores dizem que o vinho tinto é mais eficaz para aumentar o desejo sexual nas mulheres. Foi realizada uma pesquisa na Itália com 800 mulheres divididas em 3 grupos. Que bebem vinho tinto, que bebem outra bebida alcoólica e que bebem água (ok, esse último ficou por minha conta), chegou-se à conclusão de que as mulheres que bebem vinho tinto tem um maior desejo sexual.


Claro que talvez as mulheres com maior desejo sexual podem preferir a bebida, por isso mais estudos foram necessários, os pesquisadores confessam, afinal de contas, pesquisar sobre sexo não deve ser nada desagradável, portanto, continuem os trabalhos, certo? Em outra pesquisa publicada no “Journal of Sexual Medicine”, as informações também se encontram. Segundo os pesquisadores, a chave é a moderação, uma a duas taças de vinho. Mais que isso pode zerar seu desejo sexual. Tá vendo porque você precisa beber com moderação? Não é apenas uma questão de segurança no trânsito.

A pesquisa confirma que uma taça por dia pode aumentar o desejo sexual nas mulheres, além de aumentar também a lubrificação vaginal. Menos lubrificante íntimo, mais vinho, ok?


A suspeita é de que os altos níveis de polifenóis encontrados no vinho tinto podem ajudar na vasodilatação e no aumento da temperatura corporal, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo em áreas-chave para o prazer sexual. Tudo explicado, né?



Talvez todo o charme de um jantar romântico e uma taça de tinto também ajudem no processo. Pra publicidade isso não é novidade alguma, a cor vermelha é usada para estimular o apetite sexual há décadas. Você já viu um logotipo de motel sem a cor vermelha? Não, né? De preferência em neon.


Agora, porque a gente vem falando só de mulher?

Bem, sabe-se que homens e mulheres são excitados por aromas diferentes, e muitos deles estão presentes no vinho. Preste atenção:


Aromas que despertam mulheres

As mulheres tendem a ficar excitadas com aromas almiscarado, terroso, amadeirado, alcaçuz, aromas de cereja e similares.

Se você pensar bem, tudo isso é encontrado em diversas variedades de uvas como Nebbiolo, Sangiovese, Zinfandel e o clássico Pinot Noir.


Aromas que despertam os homens

Os homens tendem a ficar excitados com lavanda, caramelo, manteiga, laranja, alcaçuz, especiarias, e aromas de baunilha.

Muitos destes aromas são comumente encontrados em Champagne, Moscato, Porto, Grenache e Syrah.


Enquanto tudo isso precisa ser interpretado de forma cautelosa, indícios são de que há sim uma relação entre o consumo de vinho tinto e uma melhor vida sexual.

Na dúvida, vamos continuar com uma taça por dia, certo?


Marcos Marcon

Profissional de marketing por formação. Apaixonado pela vitivinicultura nacional, passei a fomentar o setor desde 2014, trabalhando diretamente na divulgação da produção nacional com estratégias de marketing e comunicação.